Atualmente, ocorreu o aumento da preferência pela utilização de substâncias naturais na prevenção e/ou tratamento de várias enfermidades que acometem a humanidade. Não somente plantas ou ervas, mas muitos alimentos são utilizados com a finalidade de obter algum benefício para a saúde. Esses alimentos que, além de nutrir, oferecem benefícios para a saúde são chamados de alimentos funcionais. Entre eles, iremos destacar o cranberry, nome pelo qual é conhecido o fruto de nome científico Vaccinium macrocarpon.
Esse fruto é originário da América do Norte e cresce em pântanos ácidos, cheios de musgos, em florestas úmidas. Na antiguidade foi usado, devido às suas conhecidas propriedades antimicrobianas, como conservante e em ferimentos causados por flechas envenenadas. Hoje, encontramos esse fruto em várias formas comercialmente ativas, tais como: suco, chá e cápsulas contendo o extrato seco.
O grande fato que envolve esse fruto é que o cranberry tem sido usado como remédio popular para prevenir infecções do trato urinário durante anos. Pesquisas já comprovaram que esse fruto realmente possui um efeito contra elas através dos seguintes mecanismos e substâncias:
- Cranberry interfere na adesão das bactérias às células uroepiteliais, evitando a infecção (fixação da bactéria e multiplicação);
- Os compostos denominados proantocianidinas (PACs) estão presentes em maiores quantidades nesse fruto e são os principais responsáveis por impedir a aderência das bactérias no tecido da mucosa urogenital;
- Há outras substâncias benéficas presentes nele como o ácido cumarínico, ácidos fenólicos, ácido benzoico, ácido cafeico e os flavonoides, como quercertina e miricetina.
Dentre os micro-organismos mais frequentes na infecção urinária, um dos principais causadores é a bactéria Escherichia coli uropatogênica. Essa infecção é mais comum nas mulheres devido a uretra ser mais curta, facilitando a entrada de micro-organismos.
A grande notícia publicada em um artigo científico é que a já conhecida própolis, quando em associação com o cranberry, é capaz de potencializar esse benefício do fruto contras as doenças do trato urinário. A própolis é uma substância natural, produzida por abelhas através da coleta de ramos, flores, brotos e exsudatos de plantas que, acrescido de secreções salivares e cera dão origem à própolis. Esse produto natural é usado por esses insetos como agente esterilizante, em vedação das paredes e proteção, além de ajudar na termorregulação da colmeia. Ela possui efeitos antimicrobianos amplamente estudados e comprovados, sendo chamada em várias publicações de “antibiótico natural” já que possui ação antibacteriana, antifúngica e antiviral.
O estudo envolvendo ambos, realizado em laboratório, consistiu em primeiramente expor a Escherichia co
li uropatogênica (principal causadora das infecções urinárias) em contato somente com o extrato de cranberry ( o qual contém as proantocianidinas) e somente com o extrato de própolis etanólico. Ao mesmo tempo, um terceiro experimento foi realizado expondo essa bactéria à uma mistura contendo uma combinação do extrato de cranberry e de própolis. Concluiu-se que tanto o cranberry como a própolis sozinhos apresentaram certo nível de combate ao micro-organismo. Porém, o cranberry sozinho apresentou resultados maiores quando comparados com a própolis. A grande descoberta foi que a mistura de ambos resultou em um efeito maior no combate a infecção. Os resultados comprovaram que a própolis potencializou o efeito das proantocianidinas do cranberry na adesão, motilidade, formação de biofilme, metabolismos do ferro e estresse oxidativo da Escherichia coli uropatogênica, impedindo o desenvolvimento da infecção.
O estudo concluiu que o uso combinado da própolis e do cranberry pode reduzir a frequência de infecções do trato urinário e, em consequência disso, o uso dos antibióticos, representando uma nova estratégia na prevenção dessa infecção recorrente, além de colaborar no combate ao aumento da resistência aos antibióticos tradicionalmente usados no tratamento dessas doenças.
Referências:
1. Rafaing, J; Remy, CD; Sotto, A. Propolis potentiates the effect of cranberry (Vaccinium macrocarpon) against the virulence of uropathogenic Eschericihia coli. Scientific Reports 8, Article number: 10706. Ano: 2018.
2. Souza,C.F.P.B;Irineu,L.E.S.S; Souza,R.S et all. Efeito antimicrobiano do extrato de cranberry sobre micro-organismos causadores de infecção urinária. Cadernos UniFOA,Volta Redonda, n.31, p-113-122, ago.2016
3. Paulino; N. at al. Tratado de propoterapia clínica. Vol.1. São Paulo: editora Nelpa, 2016.
4. Marcucci, M.C; Propriedades biológicas e terapêuticas dos constituintes químicos da própolis. Química Nova, 19(5) (1996).
Comments